O caminho mais bonito e a importância dos hobbies

E ai galera :),

Tempão desde o meu ultimo post né.. Bão, tamo aqui agora :D

Uns dias atrás eu tava na rua, indo pro shopping comprar um presente de aniversário pro meu pai, e de onde eu tava, tinham duas opções de caminho. E na hora de decidir qual caminho pegar, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi qual caminho era mais gostoso de fazer, o mais bonito, e não o que era mais rápido ou melhor. E velho, que gostoso que foi quando eu percebi isso. Eu falei mentalmente pra mim mesmo “Velho, que top que é poder quando, ao escolher entre dois caminhos, optar pelo mais bonito, e não o mais rápido”. E isso é uma coisa que o Poker nos proporciona, e que muitas vezes a gente não da o devido valor. Essa liberdade que a gente tem pra fazer as coisas com calma e realmente vivenciar cada momento da nossa vida, inclusive o caminho entre um destino e outro (quotando Peaceful Warrior: “a jornada é o que nos traz felicidade, não o destino”). E o fato da gente não ter um emprego convencional – que exija que a gente esteja lá as 8 da manha e só saia as 6 da tarde – nos ajuda a perceber a beleza das coisas mais simples.

Eu já falei muito no passado (e ainda falo as vezes hoje em dia) sobre como o Poker é uma profissão stressante. A gente tem que lidar com o stress de perdas e ganhos todos os dias, e é uma das únicas profissões em que não só a gente pode deixar de ganhar o nosso salário, mas também perder dinheiro no trabalho, durante meses as vezes. E realmente, isso muito difícil de lidar mesmo, e com o tempo a gente vai melhorando e se acostumando, mas é algo que sempre vai dificultar a vida como jogador de poker profissional.

Mas pra combater esse lado negativo da profissão, não é necessariamente só através de trabalhar a forma que a gente lida com os swings, mas também através da valorização dos pontos positivos da profissão. Deu vontade de viajar ? Viaja! Ta afim de fazer um curso de alemão, ou aprender a tocar piano, ou fazer yoga ? Faz! Ta em downswing e não ta afim de grindar hoje ? Tira o dia off, vai ver um filme, vai sair, fazer qualquer coisa que seja. Você tem essa liberdade! E aproveitando e agradecendo esse lado maravilhoso da nossa profissão, a profissão em si vai ficando mais light, mais gostosa, menos stressante, e de repente a gente se pega querendo grindar de novo, com vontade de fazer a coisa pela nossa paixão pelo jogo, sem se deixar dirigir pela consequência ($), e, “just like that”, a gente volta a jogar bem, a downswing começa a afetar menos o nosso estado emocional (dentro e fora do jogo), e o mais importante de tudo, a gente começa a reencontrar a nossa felicidade.

Essa liberdade também nos proporciona uma maior possibilidade de encontrar novas paixões, e isso é muito bom pra que a nossa felicidade não dependa apenas do poker. Eu lembro de ouvir isso numa entrevista do Phil Galfond há muito tempo, que se toda a nossa energia esta focada pro poker, quando ele não vai bem, a nossa vida não vai bem. E eu sempre escutei que é muito bom ter um hobby, outras paixões, outros interesses, mas eu nunca dei tanto valor pra isso. 

Esse semestre eu comecei um curso de cinema… e com um mês de aula eu to completamente apaixonado! (já até alterei o sub-titulo do blog, lol!). E velho, é muito gostoso ter uma nova paixão, encontrar um novo hobby, e dividir um pouco o meu tempo. Eu sub-valorizava demais a importância disso pra vida de um jogador de poker. A diferença que isso tem feito na minha qualidade de vida, e até mesmo na minha qualidade de jogo durante o grind, é incrível. 

Tem uma frase bem popular no poker que é “to beat online poker, you have to be online poker”, ou “to beat online poker, you have to eat, drink, and breath poker”, que a tradução é basicamente “pra vencer no poker online, você tem que comer, beber e respirar poker”. E apesar de eu entender o por que da frase, eu hoje discordo um pouco.

O que ele quer dizer é que você tem que se dedicar muito! E isso realmente é verdade. Os jogos estão cada vez mais difícil, sempre evoluindo, e você tem que se dedicar pra acompanhar essa evolução. Mas não respirar poker, não comer poker, não beber poker, e estar com a mente completamente off-poker nessas horas, e vivenciar as outras coisas boas da vida, são essenciais pra nossa felicidade como jogador, que tem uma influência direta (e enorme) na qualidade do nosso jogo. 

Então você tem que estudar e praticar muito pra ser vencedor hoje em dia ? Sim. Mas isso quer dizer que você não pode dedicar outras horas do seu dia a coisas completamente diferentes e distantes do poker ? Não! E mais, você deve! Eu to fazendo cinema, semana que vem começo aula de francês, e na outra aula de piano. E a qualidade do meu jogo ta on fire! Mas o mais importante: Eu to feliz.

É isso galera, espero que tenham gostado do post e que ajude vocês de alguma forma :)

Até a próxima.

7 opiniões sobre “O caminho mais bonito e a importância dos hobbies

  1. Eu sabia que meus clicks diários aqui não eram em vão e que cedo ou tarde encontraria um belíssimo novo post!
    Que bom ler que você anda em paz e feliz com a vida e que vc compartilha isso com outras pessoas para ajudá-las de alguma forma. Isso mostra um pouco da boa pessoa e amigo que você é.

    Eu li em algum lugar uma frase mais ou menos assim: “Grande é a pessoa que compartilha conhecimento ao seu redor e não as esconde dentro de si”.

    Abraço Lipe, te espero semana que vem!

  2. Pingback: Razios - NL50 Ipoker - Having some fun !

Deixe um comentário